sexta-feira, 17 de novembro de 2017

A minha cozinha de sonho

Já aqui o disse não há muito tempo que, para além destes devaneios sobre rodas, a minha outra faceta envolve alimentos, tachos, fogões e afins e que sou natural e acérrimo seguidor do “Masterchef Australia”, para mim o crème de la crème deste tipo de conceitos culinários para TV. Sigo, também, as contas de alguns Chefs de reconhecidos créditos, nacionais e estrangeiros, em diferentes redes sociais, os quais me inspiram nas minhas criações que, quero crer, parecem tão bem quanto sabem. Ou será ao contrário?!

Dito isto, sempre que consigo associar a vertente das rodas com a culinária, os meus olhos brilham ainda mais, começando as ideias a fervilhar e as letras a atropelarem-se no teclado. Pois e não é que, de vez em quando, lá me tropeço em alguns conteúdos relacionados? Será um sinal?
O mais recente tropeço no tema envolve a divisão SVO (Special Vehicle Operations) da Jaguar Land Rover, o departamento que se dedica à criação de gadgets, quase em tudo semelhante ao dos filmes do James Bond, mas menos secreto. Deriva de uma estranha encomenda do Chef Jamie Oliver, fenómeno global neste domínio, e que pela TV e pelos livros inspira milhões a ganhar um crescente gosto pela culinária, nomeadamente na vertente da alimentação saudável e deliciosa. O peculiar Chef britânico desafiou a marca do seu país a construir-lhe uma cozinha de características inéditas, pois as instalações de base são… um Land Rover Discovery! WHAT?!?!?!?!?!
Feita a preceito, esta unidade está equipada com tudo o que possa imaginar, de uma slow-cooker a uma torradeira (com o set de compotas nas imediações), passando por um mixer de gelados e 3 batedeiras - sim, são aquelas 4 peças montadas nos centros das jantes - para além de um conjunto de utensílios onde nem falta um pilão e almofariz, naturalmente feitos sob medida, com duas peças do motor! Isto para além de integrar um grelhador, uma máquina para cortar pasta, uma cuba em alumínio e uma bancada de trabalho extensível, com uma TV de ecrã plano na extremidade para se poder seguir ao minuto os, muitas vezes, complicados passos dos processos criativos do Chefs!


Única no mundo, esta proposta dotada de ligações externas (eléctrica e para uma bilha de gás) traduz-se no sonho tornado real de qualquer cozinheiro que goste de escapadinhas e aventuras, podendo-se, em qualquer lugar do mundo, dar azo à veia culinária, desde que se leve consigo determinados ingredientes, nomeadamente os que a natureza não proporciona, mesmo que o modelo já conte com um pequeno herbário, um conjunto de condimentos, integrados junto aos vidros traseiros e com um dispensador de azeite e vinagre.
“Apresentei à Land Rover um enorme desafio para a criação da derradeira cozinha sobre rodas. Sonhei em grande e pedi ainda mais, mas o que eles fizeram ultrapassou todas as expectativas,” comentou Jamie Oliver. “Não pensei que fosse possível colocar uma ‘slow cooker’ junto ao motor ou um dispensador de azeite na bagageira, mas eles conseguiram-no. O resultado é surpreendente e perfeitamente adaptado para mim e para a minha família. Adoramos o conceito, numa criação única que nos permite elevar as nossas aventuras culinárias a um novo patamar”.
Responsável da SVO, David Fairbairn afirmou: “Nunca imaginei que nos pedissem um conjunto sobre rodas equipado com uma batedeira, mas foi fantástico trabalhar com o Jamie, dando vida à sua ideia. Ele quis ir verdadeiramente mais além do que seria possível com este já de si versátil veículo e a nossa equipa abraçou o desafio de corpo e alma.”

O esquema abaixo descreve tudo isto mas, se quiser ver mais em pormenor as potencialidades deste veículo, assista aos 3 episódios que Jamie Olivier colocou online na sua página do Youtube, o primeiro sob o título de I designed my own kitchen car, o segundo Grilling a Steak e o terceiro Cooking a Chicken.
Infelizmente, sendo one of a kind, esta cozinha com rodas, que demonstra a versatilidade do Land Rover Discovery, um SUV já por si referencial no domínio da alternativa e dos passeios fora de estrada, não se encontra em qualquer concessionário da marca. Mas acho que seria uma excelente base de trabalho para uma certa empresa nacional, com sede ali para os lados do Cartaxo que, penso eu, fruto de outros exemplares inéditos que desenvolve regularmente, não se importaria nada de conceber algo semelhante. É tudo uma questão dos imaginativos criativos da Kiosque Street Food começarem a por as celulazinhas cinzentas a trabalhar et voilá, nascia o meu food truck!





Imagens: Land Rover

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário