quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Voar com criatividade

Mantenha-se sentado e coloque o cinto de segurança, desligue os telemóveis e demais aparelhos electrónicos, levante as costas das cadeiras, a que se segue o baile dos coletes insufláveis, das máscaras de oxigénio e das saídas de emergência. Decerto que estas instruções e conteúdos lhe são familiares quando e se fizer viagens de avião, mas muitas vezes a falta de empatia do pessoal de bordo faz com que não lhes demos a devida – e muito necessária – importância e atenção.
Imagem: Tap Portugal

Mas nem todos os exemplos são monótonos, nomeadamente quando as operadoras decidem investir em informação de qualidade e a apresentam – recorrendo a vídeos de bordo – de um modo que até nos distrai, de uma forma positiva.
Curiosamente Portugal tem estado na vanguarda destes imaginativos filmes, se bem que – e infelizmente – maioritariamente só disponibilizados em voos mais longos, como os intercontinentais. O mais recente surgiu em vésperas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 (vídeo a que me referi no texto Orgulho luso voa para o Rio), mas houve outro que, três anos antes e com recurso a passageiros reais, valeu à Tap Portugal o reconhecimento internacional do público, que lhe atribuiu o galardão “APEX Passenger Choice Award 2013”.

Acrescente-se que nesse ano a produção da transportadora nacional bateu-se com adversários normalmente fortes que, em outros anos, já alcançaram este mesmo resultado, como a Air New Zealand que o conseguiu em 2010 (ano de estreia deste programa) ou a Virgin America, premiada em 2011, 2014 e 2015. A quase desconhecida KingFisherAirlines, operador da Índia, conseguiu-o em 2012. O vencedor de 2016 ainda não foi anunciado!

Companhia de aviação ou realizadora de filmes?
Neste domínio é, sem sombra de dúvidas, a Air New Zealand quem lidera o mundo dos filmes de segurança a bordo de aeronaves, sendo há uma década a mais activa neste domínio, apresentando pelo menos um novo vídeo a cada ano.
Imagem: Passenger Choice Awards

Em 2016 realizou o Summer of Safety, nele destacando o prazer das férias de Verão, e também desvendou o desconcertante Hollywood Hazards, numa paródia aos filmes policiais norte-americanos. Aliás, ideias é o que mais abunda no nosso extremo oposto do planeta, basta ver esta cronologia:
2015: Crazy About Rugby, num piscar de olhos ao blockbuster norte-americano “Homens de Negro”;
2014: The Most Epic Safety Video Ever Made, aqui inspirando-se na trilogia “Os Hobbit”;
2013: Safety Old School Style, com a actriz Betty White e passado… num lar de idosos;
2012: An Unexpected Briefing, numa clara ponte à saga “O Senhor dos Anéis”;
2011: Fit to Fly, com as instruções conjugadas numa aula de fitness;
2009: Bare Essentials of Safety, em que o staff da companhia está completamente nu! Bem… os protagonistas estão apenas (re)vestidos com… tinta!
Imagem: Air New Zealand

Turquia vs EUA
Por países é a Turquia que surpreende, pela criatividade das suas companhias de aviação, das menos conhecidas Corendon Airllines, com o seu 285 Second Journey of Turkey e Pegasus Airlines e o impronunciável Pegasus’la Süper Kahraman Gibi Uç!, até à operadora oficial Turquish Airlines, com a produção Digital Illusions.
Dos EUA, destaco os filmes Futuristic Flying da America Airlines, ou o 80’s In Flight Safety Video da Delta Airlines. Do megagrupo Virgin, a Virgin Atlantic tem este Trip, animação que parodia alguns filmes muito conhecidos, e a Virgin America o Safety Dance que integra uma elaborada e cansativa coreografia.
Como vê, tem aqui muito com que se entreter, numa interessante alternativa aos programas habituais de TV, conjunto de filmes que convido, assim, a ver com um generoso balde de pipocas à sua frente!
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.


Sem comentários:

Enviar um comentário