quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Matrículas milionárias

Registar um automóvel novo em Portugal, com o pagamento dos adicionais TLT – se não souber é o acrónimo para as despesas de Transporte, de Legalização e dos Tapetes… (há que não esquecer os indispensáveis tapetes, ou pensava que lhos dão de borla?!) – é algo que pode custar umas boas centenas de euros, valor a que tem de adicionar outras taxas e taxinhas, como o EcoValor da reciclagem dos pneus e o EcoLub para os líquidos, isto sem contar com os custos ambientais decorrentes dos níveis de emissões de CO2 dos diferentes modelos, aqui com os intragáveis ISV, o Imposto Sobre Veículos, já incluído no valor final do carrito, mais o IUC, o Imposto Único de Circulação que se paga todos os anos no mês da matricula!
 
Imagem: CNN Money
Mas se acha que paga muito, há quem não pense assim e se dê ao luxo de gastar uns quantos milhões numa matrícula personalizada, exclusiva ou rara. Tanto que esse extra de diferenciação pode atingir… valores quase estratosféricos! Como diz o outro, “peaners”!
Uma das mais recentes matrículas milionárias - uma placa com um “5” – pertence agora a um indiano, de seu nome Balwinder Sahni e dono de um negócio imobiliário no Dubai, tendo a mesma sido licitada num leilão dos Emirados Árabes Unidos por 33 milhões de dirhams (a moeda local e que equivale a cerca de 8,6 milhões de euros, a câmbios actuais) placa que o seu anterior dono colocou entretanto à disposição, depois de em 2008 ter pago uns meros 26 milhões de dirhams. Acrescente-se que Sahni está habituado a estas lides, depois de há uns anos ter pago o equivalente a 6,4 milhões de euros por outra placa com o algarismo “9”.
Mas o recorde absoluto - com honras de registo no Guinness Book of Records - pertence desde o início de 2008 a Hamdan Khouri, milionário que é o oposto do Tio Patinhas, tendo licitado a matrícula nº “1” por… 52,2 milhões de dirhams! Isso mesmo, é só fazer as contas e chegar-se a 13,4 milhões de euros, por cá o equivalente ao valor de um EuroMilhões sem jackpots associados! Veja aqui esse leilão, em que até um jovem de apenas 10 anos teve algo a dizer sobre a matéria:

Em Hong Kong, alguém comprou por 18,1 milhões de dólares locais (cerca de 2,2 milhões de euros) uma placa com a composição “28”, número que - segundo os especialistas - dito em cantonês se assemelha ao termo “próspero”, trazendo, por isso, muita sorte para o seu proprietário.
Também no Reino Unido é possível comprar placas diferentes das dos demais mortais, num top encabeçado pela “25 O”, que custou ao seu actual dono 518.000 libras (cerca 608.000 euros). Seguem-se as matrículas “F 1” e “S 1”, adquiridas por 516.000 e 474.000 euros, respectivamente. Já na Suíça, o cantão de St. Gallen cedeu aos bombeiros locais as matrículas “SG 1” a “SG 20” para serem leiloadas, beneficiando estes dos respectivos fundos. Claro que foi a “SG 1” a mais licitada, por 135.000 francos (125.000 euros ao dia de hoje), placa que entretanto valorizou para perto de 400.000 francos.
Mais países onde as matrículas personalizadas são uma realidade são a Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá (onde alguém comprou a sequência “Facebk” por 1,2 milhões de dólares locais), Dinamarca, Eslovénia, Finlândia, Islândia, Letónia, Luxemburgo, Polónia, Suécia, Turquia e, claro, os EUA. É no dito país de (quase) todas as liberdades que se segue a temática do “vale tudo”, tendo algumas dessas placas as mais absurdas composições de letras e números que se possam imaginar, sendo a temática preferida a de cariz mais sexual, havendo outras mais depreciativas, até para os próprios utilizadores do carro onde está colocada!

Se na maioria desses países as matrículas são atribuídas às pessoas que as adquirem e não ao veículo em si, podendo, assim, a dita transitar de carro para carro à medida que procedem à troca dos mesmos nas suas vidas, em terras lusitanas cada placa está exclusivamente ligada a um determinado veículo, Realidades diferentes, em termos de regras e, principalmente, no que se refere a dinheiro no bolso!
 
Imagens: AutoGespot





Imagens: Google Search
Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!
José Pinheiro
Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário