segunda-feira, 25 de julho de 2016

Orgulho Luso Voa Para o Rio

Ainda mal recuperado dos festejos da histórica conquista do Euro 2016 em futebol, bem como das 6 medalhas nos Europeus de Atletismo, das 8 no Mundial Universitário de Canoagem, do título de Campeão Europeu de Hóquei em Patins e de mais uns significativos resultados, igualmente com medalhas, ao nível da natação, canoagem, golf, judo ou mesmo da dança, o orgulho lusitano viaja agora para o Brasil. O apoio é, desta feita, direccionado à Equipa Olímpica de Portugal, porque ali terão lugar os Jogos Olímpicos - Rio 2016 (de 5 a 21 de Agosto).


Sob o lema “JUNTOS SOMOS MAIS FORTES” e com o apoio do GIL (a mascote da saudosa EXPO ’98), os 92 representantes lusos irão dividir-se por 16 modalidades, do badminton à canoagem, da ginástica ao futebol, ao taekwondo ou o ténis, ou – claro! – ao grosso do pelotão luso das diferentes categorias do atletismo, que tão boas memórias históricas guardamos em termos resultados.

Mas, sendo o Trendy Wheels uma cena de rodas quero, naturalmente, que destacar duas outras:
  • o Ciclismo, onde teremos 6 atletas, 4 deles na Prova de Estrada (André Cardoso, José Mendes, Nelson Oliveira e Rui Costa) e no Contrarrelógio (Nelson Oliveira), mais 2 no BTT (David Rosa e Tiago Ferreira), sob a orientação do seleccionador nacional José Poeira;
 

  • e o Triatlo, onde contaremos com as prestações de João Pereira, João Silva e Miguel Arraiolos na prova masculina.



Parceira e companhia aérea oficial do Comité Olímpico de Portugal (COP), a TAP Portugal homenageia os atletas nacionais que vão participar nos Jogos do Rio com novo Vídeo de Segurança, que é exibido a bordo dos seus aviões de longo curso. Para o mesmo foram convidados alguns dos atletas que ali nos irão representar, retratando algumas das modalidades na promoção das regras de segurança junto dos passageiros, pretendendo-se, com o mesmo, sensibilizá-los para essas questões, ao mesmo tempo que leva o espírito olímpico de Portugal pelo mundo. Se ainda não o viu, conheça-o aqui:

 
A título de curiosidade, acrescente-se que a primeira participação lusa nas Olimpíadas remonta aos jogos de Estocolmo 1912, mas só em Paris 1924 houve uma equipa lusa num pódio, com o 3º lugar alcançado por Equipas na prova de Equitação (Aníbal Borges de Almeida, Hélder de Sousa Martins e José Mouzinho de Albuquerque são os primeiros portugueses gravados nos anais olímpicos). 

Subiu-se mais um degrau do pódio em Londres 1948 com a prata dividida por Duarte e Fernando Bello em Vela, mas só em Los Angeles 1984 se ouviria pela primeira vez "A Portuguesa", com o ouro conquistado por Carlos Lopes na Maratona. Um feito imitado quatro anos depois em Seul 1988 por Rosa Mota (Maratona), em Atlanta 1996 por Fernanda Ribeiro (1.000 m Senhoras) e depois em Pequim 2008 por Nelson Évora (Triplo Salto). São estas algumas das 22 medalhas conquistadas por Portugal, em disciplinas como a equitação, esgrima, vela, tiro com arma de caça, judo, ciclismo (prata para Sérgio Paulinho na Prova de Estrada em Atenas 2004), canoagem e, claro, nas diferentes categorias do atletismo.
 
Imagens: Comité Olímpico de Portugal (oficiais)

Para terminar, caso pretenda saber mais sobre a representação lusa nos próximos Jogos Olímpicos, consulte a página do Comité Olímpico de Portugal, podendo a prestação lusa ser também seguida no novo Canal do COP. As fardas oficiais foram apresentadas em Junho último e os cumprimentos formais da Presidência de República - como foi amplamente difundido na imprensa - foram dados no passado dia 13.

Porque também merecem igual tratamento, na próxima edição irei destacar a campanha #SEMPENA2016, inerente aos atletas paralímpicos e respectiva comitiva. Estão também de viagem marcada para o Brasil, para disputarem os Jogos Paralímpicos - Rio 2016 (de 7 a 18 de Setembro), grupo do qual também se esperam subidas a pódios e respectivas medalhas - como é, aliás, habitual - bem como a presença de valorosos atletas sobre rodas. O Trendy Wheels está em todas! 

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

Sem comentários:

Enviar um comentário