segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

O Kamasutra da Aviação

Está tudo doido no mundo da aviação, só pode! Se por cá se batem umas bolas sobre quem é que é, efectivamente, manda na TAP e se esta continuará ou não a voar para a Invicta, lá fora os desígnios são outros – alguns quase raiando a loucura – com os fabricantes de aviões e companhias aéreas a arranjarem modo de rentabilizar uma indústria e um sector de transporte que já teve melhores dias.

Foto: The Emirates Group (oficial)

Tentando ser o mais sucinto possível, já que a veia imaginativa daria pano para mangas, apresento-lhe a razão de ser do título deste Trendy Wheels! Não se surpreenda se, em breve, tiver de adoptar umas estranhas posições numa qualquer viagem de avião.

Um banco, multiplas configurações
Comecemos pela mais recente ideia da Airbus que, de acordo com notícias vindas a público nos EUA, estará a pensar em criar um sistema de bancos corridos, com cintos e separadores ajustáveis a gosto, para 2 ou 3 passageiros, ou mesmo uma família inteira (dois adultos e duas crianças pequenas). O custo da viagem passaria a ser feito em função da área ocupada em vez de se cobrar um bilhete individual. Enfim, um modo de conter custos, maximizando o espaço e obter maiores lucros.

Imagem: Airbus/United States Patent and Trademark Office



Lugares ao colo?
Não é bem ao colo, mas a Airbus já viu aprovada uma patente que prevê filas de assentos em camadas ou sobrepostos, do tipo espreguiçadeiras! Permitir-se-ia, assim, aproveitar em altura o interior da cabina, mas desconfio que complicando, em alguns casos, o acesso às bagageiras interiores… Outra alternativa é a criação de lugares intercalados quase do tipo frente-a-frente. Pró apertadinho, desconfio!

Imagem: Airbus/European Patent Office



Voar em pé
Algo que, afinal, não é tão louco como outra proposta que antecipa que possamos viajar… em pé! Uns sugerem-no do tipo autocarro ou metro em hora de ponta, agarrados a correias e barras, outros em assentos quase verticais só para encosto para mini-viagens! Uma ideia que a Ryanair defendeu mas que se viu quase de imediato rejeitada pelas entidades que regulam a segurança da aviação civil. Outra é a chinesa Spring Airlines, que até chama a si a originalidade da ideia, vendo com bons olhos a possibilidade de ter mais passageiros a bordo de um único aparelho… Atenta a potenciais desenvolvimentos neste domínio, a Airbus e a italiana AvioInteriors – com o banco (tipo sela) “SkyRider” - já estão a patentear sistemas!

Imagem: Airbus/European Patent Office (esquema da esq.) e AvioInterior (restantes)



Mais de 600 lugares, fora a tripulação
Quem parece já ter resolvido a maximização de passageiros a bordo de alguns dos seus aviões é a Emirates, contando com quatro dos seus gigantescos Airbus A380-800 com nada menos do que… 615 lugares! São 557 na classe Económica e 58 na Executiva, abdicando-se da Primeira Classe mas com a reconhecida elevada qualidade a bordo. Há espaço suficiente para pernas, um dos maiores ecrãs da indústria em cada lugar (de 13,3 polegadas), com milhares canais de filmes, programas de TV, música e jogos, para além do exclusivo Emirates Onboard Lounge! Os voos inaugurais saíram do Dubai a 1 de Dezembro último rumo a Copenhaga (Dinamarca) e Banguecoque (Tailândia), para onde agora fazem voos regulares. Londres Gatwick (Inglaterra) e Kuala Lumpur (Malásia) também já os recebem desde o início do ano.


Foto: The Emirates Group (oficial)


Se não é um dos 220.000 passageiros que já esteve a bordo de uma destes quatro gigantes dos ares com esta configuração, conheça-o em detalhe aqui:


 
Por hoje chega de andar nas nuvens! Numa próxima edição apresento-lhe a segunda parte desta autêntica fase de loucura por que passam os marketeers da aviação, com os seus projectos do outro mundo!

Cumprimentos distribuídos irmãmente e até breve!

José Pinheiro

Notas:
1) As opiniões acima expressas são minhas, decorrentes da experiência no sector e de pesquisa de várias fontes;
2) Direitos reservados das entidades respectivas aos ‘links’ e/ou imagens utilizados neste texto, conforme expresso.

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